Os candidatos inscritos no Enem 2020 que estiverem com sintoma de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa devem comunicar ao INEP sua condição para solicitar a reaplicação da prova nos dias 23 e 24 de fevereiro. O prazo para fazer essa comunicação é até o meio-dia de 23 de janeiro. Após a aplicação do exame, o sistema voltará a ficar aberto para os pedidos de reaplicação entre os dias 25 a 29 de janeiro.
A estudante Maria das Graças de Feira de Santana não fez a prova no 1º dia por estar com covid e já fez o pedido de reaplicação
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, também afirmou que quem tiver algum outro problema que o impediu de fazer a prova, ou que se sentiu prejudicado, pode reportar na página do participante a partir do dia 25 deste mês para que o Inep analise a reaplicação.
Os que fizerem o pedido por doenças infectocontagiosas precisarão ainda apresentar documentação legível que comprove a doença com o diagnóstico e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID), além da assinatura do médico e respectivo registro no CRM.
Os participantes também podem entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800 616161. Mas a recomendação é que os candidatos façam a solicitação pela internet.
Cabe lembrar que por causa da pandemia do novo coronavírus, o Inep adotou uma série de medidas de segurança nos dias das provas. Haverá um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre eles. E todos os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais da prova.
Fonte: Rádio Agencia Nacional