A terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 30 de junho, em todo o país. Essa etapa é destinada aos grupos formados por pessoas com deficiência, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade.
De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunizações, Salester Ruver, alguns grupos prioritários estão a baixo da média de imunizações. “É uma preocupação muito grande, pois existem grupos que não querem realizar a vacina e agora chegou o inverno, o frio, e as pessoas estarão desprotegidas”, destaca Salester.
Em Ijuí, foram vacinadas apenas 3.051 crianças, representando um percentual de 55,92%, de um total de 5.456. Em adultos de 55 a 59 anos, foram vacinados apenas 1.969, de um total de 4.498.
De uma população total de 908 gestantes, apenas 447 doses foram feitas, representando um percentual de 49,23%. Já no grupo de puérperas, somente 78 receberam a vacina, de um total de 149 mulheres. Os grupos de Idosos e Trabalhadores de Saúde foram os únicos que, até o momento, atingiram a meta de vacinação.
A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.
Fonte: Executivo Municipal